Van Ass Sementes, Embrapa Trigo e Nutrepampa se unem para potencializar a utilização de triticale
O triticale BRS Zênite, desenvolvido pela Embrapa Trigo está revolucionando o cultivo. Com adaptação climática para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a cultivar de triticale oferece alto potencial produtivo e diversas possibilidades de utilização, sendo uma opção para quem busca diversificar a produção e otimizar o uso de suas áreas. Entre as principais potencialidades de uso da cultivar BRS Zênite está a produção de grãos para ração, produção de silagem e utilização na indústria de etanol.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo, Giovani Faé, salienta que os grandes destaques da cultivar são a precocidade, rusticidade, produtividade e preparação do solo para o recebimento de culturas sucessoras. “Este material une as melhores características do trigo e do centeio, com potencial para ser colhida sem atrasar o início do ciclo da soja. Além disso, outro benefício muito considerável é a quantidade de palhada deixada pela cultivar, que melhora a retenção de água no solo, auxilia no controle de temperatura e minimiza a utilização de herbicidas para controle de plantas invasoras”, afirma Faé.
A cultivar também é altamente responsiva a condições diversas de manejo, tolera solos ácidos, tem maior resistência a giberela e consequentemente, menor produção de micotoxinas e pode ser utilizada no manejo de supressão de nematoides, já que conta com baixo fator de reprodução.
Para Alexandre Van Ass, engenheiro agrônomo e sócio-proprietário da Van Ass Sementes, a cultura traz grandes possibilidades tanto para agricultores, quanto para pecuaristas. “Quando pensamos em produção de grãos, a BRS Zênite pode entregar até 6.000 kg/hectare, com proteína bruta de até 15 % e concentração de até 66 % de amido. Já para silagem, a BRS Zênite tem potencial para produzir até 30 toneladas de matéria verde/hectare, até 12 toneladas de matéria seca/hectare, com 11 % de proteína bruta e até 25 % de amido, indicativos que são muito positivos para bovinocultura de leite e de corte e que fazem a diferença para quem está no campo”, avalia Van Ass.
Marcelo Rigo, zootecnista e responsável técnico de gado de corte da Nutrepampa, traz um relato sobre o uso do triticale na formulação de ração. “A pedido do Alexandre, proprietário da Fazenda Santa Marta, localizada em São Borja/RS, fizemos uma análise de viabilidade, tanto técnica quanto econômica, para substituir o milho por triticale na formulação de ração para novilhas em semi-confinamento. Nós conseguimos substituir o milho por triticale BRS Zênite em 100 % da formulação como fonte de amido, e obtivemos um resultado maravilhoso, com média de ganho de peso de 1,380 kg. Isso mostra que o triticale é um produto de excelente qualidade e de grande potencial para utilização na alimentação bovina”, relata Rigo.
Para saber mais sobre outros benefícios do BRS Zênite e garantir sementes com o nosso legado de qualidade para a próxima safra de inverno, entre em contato conosco.
Texto: Joélen Cavinatto (Comunicação e Marketing Van Ass Sementes)
Foto: Embrapa Trigo