
A cultivar é indicada para produção de grãos, ração, silagem e etanol
A BRS Zênite é destaque para a rotação de culturas na safra de inverno. Desenvolvida pela Embrapa, a cultivar de triticale é indicada para a produção de grãos, ração, silagem e etanol, e surge com uma alternativa para áreas de sequeiro no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O material é altamente responsivo a condições diversas de manejo, apresenta tolerância a solos ácidos, avanço para resistência à giberela, amplo sistema radicular e alta capacidade de produção de palhada, além de ser um aliado para o manejo de supressão de nematoides.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Giovani Faé, a cultivar apresenta diversos pontos positivos, como a precocidade, rusticidade e produtividade. “O triticale BRS Zênite une as melhores características do trigo e do centeio, e um grande diferencial é que é uma cultura que tem potencial para ser colhida sem atrasar o ciclo da soja. Outro fator positivo é que a cultivar produz uma quantidade considerável de palhada, melhorando a retenção de água, controlando a temperatura e minimizando o uso de herbicidas, preparando assim, o solo para as culturas sucessoras”, destaca Faé.
Para a pecuária, o triticale apresenta bom desempenho para fins de alimentação animal. O material pode entregar até 6.000 kg/hectare, com proteína bruta de até 15 % e concentração de até 66 % de amido. Para silagem, a BRS Zênite tem potencial para produzir até 30 toneladas de matéria verde/hectare, até 12 toneladas de matéria seca/hectare, com 11 % de proteína bruta e até 25 % de amido. “Para a bovinocultura de leite e corte, esses indicativos são muito positivos. Em nosso plantel semi-confinado, tivemos média de ganho de peso de 1,380 kg, quando substituímos o milho por triticale BRS Zênite em 100 % da formulação da dieta”, destaca Alexandre Van Ass, sócio diretor da Van Ass Sementes.
Para conferir mais detalhes sobre a cultivar e garantir sementes para o ciclo de inverno, contate com a equipe comercial da Van Ass Sementes.
Texto: Joélen Cavinatto (Comunicação e Marketing Van Ass Sementes)
Foto: Raoni Locatelli (Embrapa Trigo)