
Com foco técnico, o evento buscou difundir os materiais genéticos e as tecnologias disponíveis para a safra 25/26
A 2ª edição do Avanseed recebeu cerca de mil pessoas na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) União, em Condor. A programação que aconteceu no último dia 28 de fevereiro contou a apresentação das cultivares DonMario, Brasmax, Golden Harvest, Cordius e TMG disponíveis no portfólio para a safra 25/26; palestra com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alencar Zanon, com o tema “Identificando o Yield Gap da Lavoura de Soja” e exposição Legado, que apresentou alguns dos maquinários do acervo particular do sócio fundador da empresa, Germano Van Ass.
“Este é um momento em que podemos compartilhar com nossos clientes todo o nosso conhecimento e as tecnologias que utilizamos para fomentar o desenvolvimento da agricultura”, refletiu Alexandre Van Ass, sócio diretor da Van Ass Sementes.
Durante a tarde, por meio do programa “Vivenciando a Prática”, realizado pela associação De Olho no Material Escolar - que estimula a conexão da teoria com a prática entre escola, ciência e setor produtivo - o evento o recebeu estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Agostinha Dill, de Condor.
Para Leslie Van Ass, sócia da Van Ass Sementes disponibilizar espaços para apresentação da realidade do setor produtivo é fundamental para a formação dos jovens. "Atualmente, nós, como sociedade, vivenciamos um excesso de informação, porém, esses conteúdos que recebemos nem sempre são confiáveis. No agronegócio não é diferente, são dezenas de conteúdos diários que depreciam a imagem do setor que produz alimentos. Então, como integrantes dessa cadeia produtiva, nos sentimos responsáveis por oportunizar vivências que mostram que é possível unir produtividade e sustentabilidade no campo”, afirma Leslie.
Neste ano, o evento teve o patrocínio de grandes parceiros comerciais. A cota diamante contou com a plataforma Intacta, Corteva, Enlist e Gambatto Ford; os patrocinadores cota ouro foram a Syngenta, Basf e Fockink e as cotas de patrocínio prata tiveram o incentivo do Sicredi das Culturas RS/MG, Agro1, Incotec, Cropfield, Agrinova Máquinas, Agrinova Insumos.
Texto: Joélen Cavinatto (comunicação e marketing Van Ass Sementes)
Foto: Motta produtora